in

F1 hoje: Martin Brundle analisa reprovação da Andretti: “Confronto direto”

Ex-piloto britânico repercutiu recusa da Formula 1 de uma 11ª equipe no grid, que seria a comandada por Michael Andretti

Martin Brundle, hoje comentarista de F1
Martin Brundle, hoje comentarista de F1 (Reprodução | Sky Sports)

Nesta quarta-feira (31), a Fórmula 1 rejeitou a presença da equipe Andretti no grid para os anos de 2025 e 2026. Entretanto, a organização não descarta o ingresso da futura escuderia de Michael Andretti, que tem a parceria do Cadillac da General Motors, a partir de 2028.

A justificativa da Fórmula 1 é que a Andretti não agregaria valores à marca, tampouco seria competitiva. Além disso, as equipes da principal modalidade do automobilismo são contrárias à divisão de lucros com uma 11ª escuderia.

Ex-piloto nos anos 80 e 90, o britânico Martin Brundle afirmou que a relação entre a Fórmula 1 e a FIA deverá ficar mais tensa. A Federação Internacional de Automobilismo aprovou a candidatura da Andretti em outubro, após rígido processo de seleção.

Para Brundle, Andretti é vítima de um ‘show’

Martin Brundle analisou o caso. “Isso coloca a FIA, o regulador, frente a frente com a gestão da F1 e a Liberty Media, os detentores dos direitos financeiros”, observou o hoje comentarista da Sky Sports.

O ex-automobilista de 64 anos enfatizou a queda de braço entre as organizações. “Este é um quadro mais amplo do confronto direto entre a F1 e a FIA sobre quem realmente está comandando esse show. Acho que os detentores de direitos comerciais têm uma grande influência nisso”, opinou Martin Brundle.

O britânico é favorável a uma 11ª equipe na Fórmula 1, mas destacou as razões financeiras para a reprovação da Andretti. Então, expôs uma impressão de torcedor para apoiar mais carros no principal circo do automobilismo.

“Como fã da F1, como comentarista, adoraria que houvesse uma 11ª equipe, e na verdade uma 12ª equipe no grid, até porque pilotos como Verstappen, Leclerc, Lando Norris e George Russell na Mercedes se inscreveram para permanecer nas mesmas equipes. O calendário está bastante maduro atualmente. Será muito emocionante ver isso”, completou Brundle.

Dono da equipe Andretti, o ex-piloto Michael Andretti se manifestou nesta quinta (01). “Andretti Cadillac revisou as informações que a Formula One Management Limited compartilhou e discorda veementemente de seu conteúdo. Andretti e Cadillac são duas organizações globais de automobilismo de sucesso, comprometidas em colocar uma equipe genuína americana na F1, competindo ao lado dos melhores do mundo”, declarou.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

MotoGP Franco Morbidelli

Morbidelli segue no hospital após acidente em treinos do MotoGP

Disputa entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso

Alonso abre o jogo sobre relação com Hamilton: “Não seremos amigos”