Enzo Fittipaldi deixou uma marca verde e amarela em Jeddah neste sábado (9). Apesar do grid principal da F1 não contar com brasileiros atualmente, o jovem de 22 anos orgulhou os amantes de automobilismo no Brasil após vencer o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 2.
O brasileiro assumiu a liderança virtual ainda perto da metade de prova, mas se prejudicou com o segundo safety car do dia. Ainda assim, ele garantiu o triunfo com destaque a uma bela ultrapassagem dupla sobre Juan Manuel Correa e Amaury Cordeel. A manobra de Enzo repercutiu bastante nas redes sociais após sua vitória.
Essa é a segunda vitória do membro da renomada família Fittipaldi em sua trajetória na Fórmula 2. A primeira foi então em 2023, na corrida sprint do Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
O neto do bicampeão mundial de F1 Emerson Fittipaldi foi, no entanto, o único brasileiro a completar o GP da Arábia Saudita deste sábado. Gabriel Bortoleto abandonou ainda na primeira volta com problemas em seu carro.
Vitória dedicada a Wilson Fittipaldi
Após a prova, Enzo cedeu a tradicional entrevista como vencedor e não segurou a emoção ao lembrar assim de seu tio-avô e ex-piloto de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi, que faleceu no fim do último mês.
“São emoções mistas. Uma semana e meia atrás meu tio-avô morreu. Foi um momento difícil para minha família. Dedico a vitória a ele“; declarou então Enzo.
Enzo aproveitou a entrevista pós corrida para enaltecer o trabalho de sua atual equipe na Fórmula 2, a Van Amersfoort Racing, escuderia pela qual também corre o mexicano Rafael Villagómez.
“Dei tudo de mim, foi uma corrida espetacular, indo sempre no limite. Estou muito feliz pelo resultado, pelo trabalho do time. A equipe me deu um grande carro, é maravilhoso“; celebrou o jovem piloto brasileiro.