A temporada 2024 da Fórmula 1 ainda não começou, mas informações sobre possíveis consequências para 2025 já ganham destaque. Depois de ver Lewis Hamilton se transferir para a Ferrari, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, vai ter que encontrar um substituto. Um dos pilotos especulados é Fernando Alonso.
Nesta semana, o dirigente da escuderia alemã foi fotografado, numa reunião casual com Flavio Briatore. O italiano chefiou as equipes Benetton e Renault. Além disso, foi agente do piloto espanhol.
O que diz o bicampeão da Fórmula 1?
Em entrevista aos canais de mídia internacional, Fernando Alonso garantiu que a prioridade é seguir na Aston Martin.
“Primeiramente, estou consciente de que o mercado de pilotos começou mais cedo este ano. Mas isso não vai me afetar de forma alguma. Vou ter que esperar algumas corridas”, declarou.
“Minha situação é peculiar. Há apenas três campeões da Fórmula 1 no grid e eu sou provavelmente o único disponível para 2025. Então eu tenho uma boa posição”, destacou.
“Ao mesmo tempo, quando eu tomar a decisão se quero, ou não, continuar correndo, a primeira e única conversa que vou ter no início é com a Aston Martin. Esta vai ser minha única prioridade”, assegurou.
Outros candidatos além de Fernando Alonso
O espanhol não é o único candidato para ocupar a vaga de Lewis Hamilton, segundo o noticiário internacional. Nomes importantes do grid da Fórmula 1 podem ficar livres após o final da temporada 2024.
O primeiro deles é Carlos Sainz. O compatriota de Fernando Alonso vai ser substituído pelo próprio Lewis Hamilton, na Ferrari. O atual vice-campeão da Fórmula 1, Sergio Pérez, é outro que tem apenas mais um ano de contrato.
O chefe e conselheiro da Red Bull Racing (RBR), Christian Horner e Helmut Marko, respectivamente, já afirmaram que a permanência do mexicano vai depender dos resultados que forem conquistados, nas provas.
Além deles, há Alex Albon. O piloto da Williams também falou sobre o futuro. “Vamos ver. O tempo dirá. Meu foco está em 2024 e vamos manter assim. Se a equipe estiver onde eu quero, vai ser um contrato de longo prazo. Vamos até o fim ou nada”, disse.
Possíveis soluções internas para a Mercedes
A equipe ainda tem vários pilotos reservas. O principal deles é Mick Schumacher. O filho do heptacampeão mundial Michael Schumacher foi titular da Fórmula 1 em duas temporadas (2021 e 2022) pela equipe Haas.
Além dele, há Kimi Antonelli. O jovem de 17 anos é considerado um dos principais talentos da academia de pilotos da Mercedes. Ele vai ser um dos novatos da Fórmula 2, em 2024.
O último nome da lista é Frederik Vesti. O dinamarquês é o atual vice-campeão da Fórmula 2 e foi recentemente contratado para ser reserva da escuderia.