in

Toto Wolff admite ‘negligência’ da Mercedes em perda de protagonismo na Fórmula 1

Por muitos anos, a marca alemã dominou a F1, mas nas últimas temporadas está sendo coadjuvante do sucesso da Red Bull Racing

Toto Wolff
Reprodução: Mercedes/X

Na análise do chefe da equipe, Toto Wolff, a fabricante de carros está pagando o preço por não ter “prestado a atenção” aos pit-stops durante sua ‘era de ouro’.

A Mercedes apresentou domínio absoluto na Fórmula 1 nas temporadas entre os anos 2014 e 2021. No entanto, em suas últimas campanhas, a marca alemã tem apenas assistido ao sucesso da Red Bull e terminou 2023 sem nenhuma vitória no grid.

Diante disso, Wolff afirma que a Mercedes está muito atrás de seus rivais no quesito. Durante a série de sucessos da marca, a grande vantagem em relação aos concorrentes e o desempenho do carro teriam sucumbido qualquer erro de estratégia ou pit stop lento.

Porém, nos dias atuais, os pit-stops “são mais vitais” do que nunca, como avalia o portal RacingNews365, e a Mercedes está atrás de outras equipes.

“Nossa mentalidade nos últimos 12 anos era que não precisamos ser campeões mundiais em pit-stops, só precisamos evitar pit-stops lentos”, disse Wolff à imprensa, segundo o RacingNews365.

“Está chegando a uma situação em que percebemos porque se tornou tão competitivo, só precisamos acelerar nosso jogo lá fora”, prosseguiu.

O chefe de equipe da Mercedes admite, portanto, que a marca negligenciou os pit-stops e isso está se mostrando muito crucial nas últimas temporadas.

“Em termos de equipamentos e ciência em torno disso, daremos um passo para [sermos] melhores do que três segundos e meio.”, projetou Toto Wolff.

Rivais da Mercedes de Toto Wolff que lideram os pit-stops

Ao mesmo tempo que a Mercedes vai perdendo o protagonismo de outrora na Fórmula 1, outras equipes vão ganhando destaque. Diante desse cenário, o pit-stop tem sido fundamental.

A Red Bull e McLaren se tornaram líderes no quesito, e a marca britânica mantém o recorde mundial após uma parada de 1s80 com Lando Norris no GP do Catar.

Portanto, Toto Wolff não titubeou em admitir que a Mercedes está muito atrás em relação aos seus rivais na Fórmula 1.

Após anos de domínio na F1, a Mercedes viu a rival Red Bull Racing vencer três campeonatos da categoria de forma consecutiva com o piloto Max Verstappen. Liderada nas pistas pela liderança do heptacampeão mundial da modalidade, Lewis Hamilton, a marca alemã almeja voltar ao topo a partir da próxima temporada.

Escrito por Luciano Ferreira

Comentários

Loading…

Max Verstappen

Max Verstappen escolhe as melhores e piores corridas de 2023

Lewis Hamilton, Mercedes

Lewis Hamilton valoriza vice-campeonato da Mercedes entre os Construtores