Toprak Razgatlioglu pode deixar o WorldSBK no ano que vem. O piloto turco da BMW tem o objetivo de correr na MotoGP em 2025, de acordo com informações divulgadas primeiramente pelo portal Speedweek.
Segundo seu empresário Kenan Sofuoglu, Toprak só aceitaria se mudar para a MotoGP para pilotar uma equipe de fábrica.
Diante da condição e com Ducati e KTM com times fechados para a temporada seguinte, o site Crash listou cinco possibilidades para o campeão mundial de Superbike em 2021, incluindo satélites.
Veja os cenários da MotoGP para Toprak
A Repsol Honda está muito distante de seus melhores momentos na década passada, com a RC213V sendo considerada a moto ‘menos competitiva do grid’, segundo o portal. Entretanto, a tradicional equipe teria condições de dar a volta por cima.
Atualmente, a equipe tem apenas Luca Marini confirmado no ano que vem, já que Joan Mir ainda não tomou uma decisão sobre o futuro. Na regra das concessões, Toprak teria mais acesso aos testes privados extras, voltados para as equipes com menos pontos no campeonato.
Já a Yamaha ainda não comunicou quem será o parceiro de Fabio Quartararo no ano que vem. Embora Toprak tenha conquistado seu título mundial no WorldSBK pela equipe, a decepção do turco com dois testes privados no ano passado com um modelo M1 teriam feito o motociclista se transferir para a BMW.
Já a Pramac não terá o atual líder da MotoGP, Jorge Martín. O assento da equipe satélite da Ducati ainda está vago, mas o time discute uma mudança no fornecimento de motos para a Yamaha para 2025.
Uma outra hipótese para Toprak seria a Aprilia, tendo Martinator como parceiro de equipe. Mesmo que a ideia da equipe é contar com um piloto italiano, a equipe poderia abrir uma exceção para o turco, conforme o site Crash. Entretanto, Marco Bezzecchi, da Mooney VR46, estaria encaminhando sua ida para o time, segundo a Sky Sports da Itália.
Por fim, as satélites da Ducati VR46 e Gresini são cogitadas. Nenhuma das duas equipes anunciou seus pilotos para 2025, já que terão baixas para o ano que vem, como a provável de Bezzecchi. Já Marc Márquez, da Gresini, correrá na equipe de fábrica da Ducati.
Toprak disparou na liderança da temporada 2024 do Mundial de Superbike. Na última etapa em Misano no fim-de-semana passado, o turco da BMW venceu as duas corridas, além de faturar a Superpole.
A diferença para o segundo colocado, o italiano Nicolo Bulega, é de 21 pontos. Toprak soma 179 contra 158 do piloto da Ducati Aruba.it Racing. Atual bicampeão do Mundial de Superbike, o espanhol Álvaro Bautista é o terceiro somando 155.