in

Ferrari, Mercedes ou aposentadoria: veja a atualização dos rumores sobre Adrian Newey

Histórico projetista da Fórmula 1, Adrian Newey estaria muito próximo de deixar a Red Bull e seu futuro é debatido

Adrian Newey, Red Bull, Fórmula 1
Adrian Newey (Divulgação / Red Bull)

Adrian Newey parece estar cada vez mais fora da Red Bull. Na equipe austríaca há quase 20 anos, o projetista consagrado na Fórmula 1 estaria descontente com o momento interno vivido pela escuderia das bebidas energéticas, através das denúncias contra o chefe Christian Horner.

O engenheiro britânico de 65 anos está desde 2005 na Red Bull e tem contrato com a escuderia até 2025. Diante da possibilidade do projetista deixar o time, seu nome passou a ser especulado em outros como a Aston Martin.

De acordo com o portal Motorsport, o proprietário da equipe Lawrence Stroll chegou a oferecer uma proposta de US$ 100 milhões (R$ 511 milhões, na cotação atual). Entretanto, a oferta foi recusada por Newey não ter mais desejo de trabalhar em tempo integral na F1.

Desse modo, o engenheiro estaria mais interessado em atuar como consultor, sem precisar comparecer em todas as corridas. A Ferrari se mostrou disposta a oferecer um contrato para Newey nestes moldes.

O que pode atrapalhar as equipes que desejam contar com os serviços do projetista é uma cláusula no contrato que acrescenta 12 meses extras na ‘licença de jardinagem’ ao britânico, logo após o fim do vínculo em 2025. Ou seja, Newey só poderia retomar as atividades em outra escuderia a partir de 2027.

Conforme La Gazzetta dello Sport, a escuderia de Maranello estaria disposta a negociar com a Red Bull a liberação do profissional, para as orientações visando os novos regulamentos que serão implementados nas próximas temporadas. Para isso, o objetivo é oferecer cifras próximas a da Aston Martin.

Verstappen pode exigir Newey para correr na Mercedes

A Mercedes é outra que estaria organizando uma proposta para Newey. O site Motorsport afirma que a equipe de Max Verstappen se reunirá com a equipe britânica comandada por Toto Wolff depois do GP de Miami de Fórmula 1, no próximo domingo (5).

O portal F1 Insider garante que uma das exigências do holandês será contar com a equipe de engenheiros da Red Bull na Mercedes, entre eles Adrian Newey, que também tem na aposentadoria outra possibilidade forte.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Rubens Barrichello, no momento do acidente em Ímola

Há 30 anos, acidente de Rubens Barrichello em Ímola iniciava o pior fim de semana da F1

Fábrica da Andretti, em Silverstone

Andretti abre vagas de trabalho em sua fábrica na Inglaterra com Fórmula 1 na mira