Max Verstappen marcou a pole position no GP da Arábia Saudita de F1, nesta sexta (8). O piloto da Red Bull cravou o tempo de 1:27:472 no Q3, conquistando pela primeira vez a pole no circuito de Jeddah-Corniche e a 34ª na carreira. Charles Leclerc completa a primeira fila no grid de largada. Já a segunda será formada por Sergio Pérez e Fernando Alonso.
Estreante na F1, Oliver Bearman irá largar na 11ª colocação. O britânico de 18 anos substituirá Carlos Sainz na Ferrari, pois o espanhol precisou ser submetido a uma cirurgia de apendicite. O jovem piloto por muito pouco não se classificou no Q2.
Verstappen foi o melhor nas três sessões do treino da F1
O holandês foi o melhor no Q1, enquanto Lance Stroll ficou na segunda colocação. A eliminatória deixou de fora as duplas da Kick Sauber e da Alpine, além de um carro da Williams.
Foram excluídos do Q2, pela ordem: Valtteri Bottas, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Logan Sargeant e Guanyu Zhou. Este sofreu um acidente no TL3 horas antes e não conseguiu cronometrar a volta.
Durante o Q2, a Haas de Nico Hulkenberg falhou e a bandeira vermelha interrompeu o treino por alguns minutos para que o carro pudesse ser retirado da pista. Além do alemão, ficariam de fora do Q3: Oliver Bearman, Alexander Albon, Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo. Verstappen mais uma vez foi o melhor na segunda eliminatória.
Na parte final do treino oficial, Verstappen confirmou o melhor tempo. Pela ordem, se classificaram Charles Leclerc, Sergio Pérez, Fernando Alonso, Oscar Piastri, Lando Norris, George Russell, Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda e Lance Stroll.
A largada do Grande Prêmio da Arábia Saudita será neste sábado (9), às 14h (horário de Brasília), no circuito de Jeddah-Corniche.